MARTINHA

Criar uma Loja Virtual Grátis
MARTINHA

Martha Vieira Figueiredo Cunha, a Martinha (Belo Horizonte, 30 de julho de 1949) é uma cantora e compositora brasileira.

Foi apelidada de "Queijinho de Minas" por Roberto Carlos. Destacou-se na Jovem Guarda participando de programas musicais e de entrevistas nas mais importantes emissoras de televisão.

Seu grande sucesso foi Eu daria a minha vida, gravada em 1968, depois também gravada por Roberto Carlos, exemplo seguido por outros cantores.

Ao longo de sua carreira, iniciada em 1966 e feita no Brasil e no exterior, gravou 23 LP, que somaram três milhões de cópias vendidas. Alcançou grande êxito na América Latina com canções como "Hoy daria yo la vida", "Llueve" e "Aquí".

Ganhou todos os prêmios possíveis no país, e muitos outros no exterior. Como compositora, conseguiu grande êxito, tanto com cantores da Jovem Guarda como com os sertanejos.

Atualmente reside na cidade de São Paulo.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filha única, desde pequena cantarolava músicas que compunha. Aprendeu a tocar piano aos cinco anos de idade. Era filha de Dª Ruth, a famosa Candinha, que assinava a coluna "Mexericos da Candinha", na fase áurea da Revista do Rádio, editada pelo jornalista Anselmo Domingos desde 1948 até o final da década de 1960.

Martinha
Informação geral
Nome completo Martha Vieira Figueiredo Cunha
Também conhecido(a) como Queijinho de Minas
Nascimento 30 de julho de 1949 (67 anos)
Origem Belo Horizonte,  Minas Gerais
País  Brasil
Gênero(s) Jovem Guarda
Instrumento(s) Vocal
Período em atividade cantora, compositora
Afiliação(ões) Jovem Guarda

Fonte: Wikipédia a Enciclopédia Livre

Link: Guarda https://pt.wikipedia.org/wiki/Martinha

Para saber mais, visite o link acima

PARA CONFERIR TODOS OS SUCESSOS DE MARTINHA, SIGA ESTE LINK Martinha > Músicas

Deixa-me chorar